Ferragudo é uma das pré-finalistas à 7 maravilhas de Portugal
Ferragudo é uma das pré-finalistas à 7 maravilhas de Portugal, após ter sido escolhida para uma das 7 representantes das Aldeias do Mar, entre as 332 candidaturas.

Ferragudo é uma das pré-finalistas à 7 maravilhas de Portugal

Ferragudo é uma das pré-finalistas à 7 maravilhas de Portugal, após ter sido escolhida para uma das 7 representantes das Aldeias do Mar, entre as 332 candidaturas.

O processo de candidatura foi responsabilidade da Junta de Freguesia de Ferragudo, que vislumbrou uma oportunidade não só para dar mais notariedade à vila, mas tamebm como forma de realçar as suas carateristicas unicas que importam preservar, nomeadamente o sue casco urbano tradicional a par da sua atividade piscatória. Debruçada sob as águas do Arade em atitude curiosa, a pacata povoação de Ferragudo, conserva a feliz conjuntura geológica que os homens souberam aproveitar em ruas íngremes e recortadas, onde ainda hoje se sente o peso de seculos de historia, preservada quer pelos locais, quer pelos novos residentes de origens variadas, que souberam escolher este local pelas suas características únicas.

Local escolhido por Fenícios, Cartagineses e Romanos, atraídos pela beleza da foz do Rio Arade, onde praticavam a pesca e desenvolveram a indústria da salga do peixe. Ferragudo, que em tempos idos, possuiu a maior feira de gado a sul do país, algumas fábricas de conserva de peixe em plena laboração, hoje ainda possuiu uma dúzia de pescadores que vão ao mar, obtendo hoje grande parte das suas receitas através do turismo que a visita possuindo atualmente uma moldura humana multicultural e de vários países, que entendem a terra como um todo, preservando a sua cultura e as boas vivencias de uma aldeia junto ao mar plantada. Das maravilhosas praias às excecionais condições naturais que aqui se podem encontrar, alia-se o património de onde se ressalva o Forte S. João do Arade, a Igreja Matriz e as torres de vigia.

Assim a Junta de Freguesia promoveu esta candidatura e desloqou-se recentemente ao programa Agora Nós da RTP de forma a promover a mesma nas suas singularidades unicas em Portugal, desde a pesca às tradições, com uma forte componente do apelo à manutenção do casco urbano tradicional, que importa manter arquitetonicamente. Neste sentido a Junta de Freguesia investiu em novas reportagens fotográficas, bem como num filme aereo filmado por drone, que após não ter sido vizualizado no programa da RTP, colocou online no seu facebook, possuindo em menos de uma semana 34 mil visualizações- ( https://www.facebook.com/freguesiadeferragudo/videos/1345050705577345/ )

Últimas

irmas-wilkinson-vice-campeas/2017-07-28

Irmãs WILKINSON vice-campeãs Nacionais

As gémeas Maria e Isabella Wilkinson alcançaram a medalha de prata na distância Olímpica de K2 500m Iniciados Femininos
beja-requalificacao-edificios-centro-/2017-07-27

Beja prossegue a requalificação de edifícios no Centro Histórico

Mais uma aposta de Beja, que prossegue a sua estratégia de requalificação de edifícios e valorização do centro
risco-de-incendio/2017-07-27

Risco de incêndios

Recomenda-se particular atenção sobre o risco de incêndio em Portugal previsto pelo EFFIS.
summer-lounge-a2/2017-07-27

Summer Lounge na A2

Área de Serviço de Grândola com espaço especial de descanso para adultos e crianças que viajam para o Algarve.
casos-demencia-prevenido/2017-07-26

Um em cada três casos de demência pode ser prevenido

Atualmente, estima-se que existem cerca de 47 milhões de pessoas com demência, em todo o mundo